Fundamental

Anos Finais

imagem_2024-01-18_025740261_edited.jpg
"Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete."
 ,Mário Sergio Cortella

No Colégio Maanaim, acreditamos que o centro do Ensino Fundamental II reside em proporcionar uma formação abrangente aos nossos alunos, potencializando as competências e habilidades críticas de reflexão, autonomia e pensamento crítico.Durante essa etapa, trabalhamos para a compreensão da realidade e a apropriação de conhecimentos socialmente compartilhados, fortalecendo habilidades como o aprendizado ativo, responsabilidade, colaboração, respeito mútuo, consciência, persistência, empenho e prontidão para superar desafios. Entendemos que compreender o mundo contemporâneo exige a construção de saberes sobre elementos físicos, sociais, culturais e digitais, permitindo uma interpretação e explicação mais abrangentes da realidade, bem como o desenvolvimento de um repertório que favoreça a atuação e colaboração positivas na sociedade. Valorizamos, também, a vivência de práticas diversificadas na produção artístico-cultural, impulsionando a curiosidade intelectual, a criatividade e a capacidade crítica.

No Ensino Fundamental II do Colégio Maanaim, inserimos disciplinas mais específicas, oportunizando aos alunos a exploração aprofundada de diferentes áreas de conhecimento. Desde disciplinas como matemática e ciências até artes e filosofia, exigidos pela DCRB e BNCC, além do Projeto de Vida - Educação Socioemocional para estimular as competências socioemocionais, o autogereciamento e a autonomia tão necessárias nessa etapa da educação básica.  nosso currículo abrangente é desenhado para estimular a curiosidade intelectual e fomentar a interligação entre distintos campos de estudo.

Para essa etapa, almejamos preparar os alunos não somente para o Ensino Médio, o ENENM e Vestibulares regionais da Bahia, mas também para as exigências práticas da vida. Compreendemos que os desafios do século XXI demandam mais do que apenas conhecimento acadêmico, mas uma capacidade singular para resolução de problemas, criatividade, inovação e colaboração, ações que são vistas, na prática, por meio dos projetos e das metodologias utilizadas pelo nosso corpo docente.

Eliane Costa

Coord. Pedagógica