Médio

imagem_2024-01-18_030147645_edited.jpg
" O conhecimento escolar não está embalado e estocado em depósitos e livros. A aprendizagem não se reduz ao deposito do saber, mas sim como uma construção coletiva e transformadora."
Gadotti

No Colégio Maanaim, percebemos o Ensino Médio como um período de profundas transformações, onde os jovens começam a consolidar seus conhecimentos, a aprofundar suas percepções do mundo e a vislumbrar seu papel na sociedade. Durante esses anos cruciais, nossa missão é fornecer as ferramentas e o suporte necessários para que possam se tornar adultos confiantes, conscientes e preparados para o sucesso.  Este é um momento de revisão dos conceitos adquiridos ao longo da formação do aluno, com a meta de prepará-los para os novos desafios da vida acadêmica e para a tomada de decisões complexas como o ENEM e os vestibulares regionais da Bahia (UNEB, UESB, BAIANA) de forma responsável e consciente.

Para nossa instituição, o Ensino Médio representa uma proposta de futuro fundamentada em bases sólidas, permeada por conhecimento e reflexão,considerando que essa etapa é fundamental para seu preparo para o mercado de trabalho assim como a vida universitária. É nessa etapa que os alunos utilizarão todo o repertório adquirido ao longo de sua formação para trilhar seus próprios caminhos, e,  como escola, estamos aqui para apoiá-los em seus sonhos e projetos de vida.

Nossa abordagem no Ensino Médio, além de contemplar os conteúdos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se destaca pelos projetos educacionais como o Sarau da Cultura Nordestina, Maanaim Talks, NICE - Núcleo Interdisciplinar em Culturas e Expressões, FLICAM - Feira Literária e Cultural do Maanaim, Aprova Mais (Pré-vestibular no contraturno para o terceiro ano), Projeto de Vida e a Feira de Profissões, culminando no TCEM - Trabalho de Conclusão do Ensino Médio, em que os alunos defendem suas perspectivas e aprendizados ao longo de sua trajetória no Colégio Maanaim.

Propomos uma proposta pedagógica com currículo ampliado, focalizando a formação cognitiva e socioemocional, preparando os estudantes para os desafios do ENEM e para a atuação em uma sociedade que demanda competências multidisciplinares e habilidades interpessoais.

Rita Libório

Coord. Pedagógica